Você pode mudar sua vida, mas precisa querer e começar

Casal com caixas de mudança

Compartilhar:

Você acredita que pode mudar algo em sua vida, no momento que quiser?

Sabemos que as situações que vivenciamos desde que nascemos deixam suas marcas em nós, boas ou ruins, e nossa educação familiar tem um grande efeito em como nos saímos na vida adulta.

Mas, e se quisermos mudar algo em nosso jeito de ser para sermos uma pessoa melhor?

Dá para ser mais tolerante, paciente, menos tímido, pessimista ou mais organizado, autoconfiante, próspero?

Essas coisas vêm da genética ou da educação que recebemos?

Será que podemos mudá-las quando desejamos?

A minha resposta é SIM! Eu acredito verdadeiramente que sempre podemos mudar, sim!

Você pode se desenvolver na direção que quiser e mais rápido do que imagina

Pensamentos são em sua maioria hábitos e se você mudar seus pensamentos, mudará o que diz e o que faz, e nesse momento mudará permanentemente, pois terá dado à luz um novo hábito.

Esses hábitos de pensamento, ou scripts, são crenças que você tem sobre si mesmo que influenciam seu comportamento sem que você perceba. Por exemplo, se você tiver um script que diz: “Sou tímido”, quando entrar em uma sala lotada, inconscientemente decidirá como se comportar. Sua mente procura o script apropriado: “Oh, sim, sou tímido”, e você vai se esconder em um cantinho qualquer e evitar todo mundo. E cada vez que fizer isso, o script ficará mais forte, pois terá mais uma evidência de que você é mesmo tímido.

Há um círculo que vai da crença ao comportamento, aos eventos e de volta à crença. Tudo, desde “não dou uma dentro” até “ninguém presta atenção no que eu falo”, é um círculo de reforço da autoconfiança.

Leia mais: O milagre de poder (re)começar todos os dias

Eis algumas crenças antievolutivas das quais seria bom você se livrar

Vou lhe dizer como alterar os scripts em um minuto, mas dê uma olhada nesta lista e veja se você tem algo assim que deseja mudar.

  • “Não sou uma pessoa agradável.”
  • “Nasci e cresci assim, não é agora que vou mudar.”
  • “Parece que estou sempre fora do padrão esperado.”
  • “Gostaria de não procrastinar tanto o que preciso fazer.”
  • “Não posso mudar a forma como as outras pessoas me tratam.”
  • “O mundo não é justo comigo.”
  • “A sorte sempre atravessa a rua para não me encontrar.”
  • “Na hora H, sempre estrago tudo nos momentos críticos.”
  • E talvez o pior de todos: “Isso não é para mim”.

Como mudar algo sobre você que já está armazenado como um script em sua mente, um caminho repetitivo e bem trilhado que você sempre segue?

A resposta é que você poderia se forçar a seguir outro caminho, como conversar com as pessoas na festa, contar uma passagem interessante da sua vida, mas isso seria exigir muito da sua pessoa. Eu reconheço que é muito difícil se comportar de forma diferente do que está nos scripts.

Mas existe uma forma de quebrar o círculo e mudar as crenças reais do que você diz a si mesmo em sua mente: diga o contrário do que está habituado.

Você pode chamar isso de “Desafio XPTO”. (Substitua essas letras pelas iniciais do seu nome!) Repita isso todos os dias e mudará gradualmente o que está em sua mente. Imagine que você diga: “Adoro expressar as minhas opiniões” ou “Permaneço calmo, mesmo nas situações mais difíceis” ou “Sempre vou conseguir evoluir nos meus propósitos”. “Me sinto bem em ser organizada(o).” “Vou mostrar a minha melhor versão quando entrar em cena.” “Gosto de cuidar da minha saúde… do meu corpo… dos meus pais… de mim!”

No início, pode parecer estranho dizer algo assim, porque vai contra tudo o que você espera sobre si mesmo. Mas depois de algum tempo, você se acostuma a dizer isso e começa a superar toda essa história, pois vai perceber que realmente está agindo de outra forma.  

E assim, continue repetindo o desafio até se entediar com ele, porque esse será o primeiro sinal de que você está ganhando de você. E uma vez que esteja estabelecido, será autorreforçado, pois a nova crença causará o novo comportamento que levará a eventos que reforçarão a nova crença.

Você será mais paciente ou pontual ou o que quer que tenha se desafiado. É assim que você começa a mudar seus hábitos. Experimente e verá que funciona. Você pode mudar a si mesmo da forma que quiser.

A única pergunta é: qual é o seu pior script? Qual deles lhe atrapalha mais? E qual será seu novo desafio?

Banner livro digital Sua mente, Seu poder