Três exercícios para desenvolver a gratidão

Homem de braços abertos para o Sol

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Na correria do dia-a-dia, muitas vezes nos pegamos reclamando demais de algumas pequenas coisas. Além disso, é comum não agradecermos ou darmos o devido valor a coisas que fazem parte da nossa rotina. No entanto, a partir do momento em que exercitamos a gratidão, percebemos que a vida pode ser bem melhor.

O fato é que todos os dias somos bombardeados com tarefas e informações que nos custam bastante tempo. É justamente por isso que, na grande maioria das vezes, não conseguimos ficar atentos aos detalhes de algumas coisas que estão presentes diariamente em nossa rotina e que, de certa forma, são importantes.

No meio de toda essa correria, com a mente cheia de exigências, acabamos exercitando a reclamação com frequência. Acontece que o ato de reclamar por si só é um pouco nocivo para a nossa vida, visto que pode resultar em raiva ou mágoa acumulada e, então, minar até mesmo as nossas ações.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre a importância e os benefícios que a gratidão pode ter na vida das pessoas. Além disso, falaremos também sobre alguns exercícios interessantes para desenvolver esse hábito que é essencial para uma rotina mais tranquila e, até mesmo, para o autoconhecimento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Qual a verdadeira importância da gratidão?

Sabe quando você é pego de surpresa com uma notícia ou acontecimento que lhe faz feliz? Pois é, nesses momentos costumamos ser preenchidos por bons sentimentos, os quais resultam em boas sensações não apenas no corpo como também, e principalmente, em nossa própria mente.

No entanto, quando você para pra analisar como fica quando reclama de algo, percebe que o resultado é justamente o contrário. Em momentos assim, somos tomados por uma sensação de angústia e até mesmo de raiva, que provoca alguns incômodos corporais e toma por completo a nossa mente.

O fato é que, infelizmente, a grande maioria das pessoas mais reclama do que agradece durante o dia-a-dia. Com isso, tanto o corpo e mente são tomados muito mais por sensações e sentimentos desagradáveis do que por efeitos positivos causados pela gratidão – os quais, certamente, são muito melhores.

A importância da gratidão está justamente no fato de alinhar corpo e mente em boas sensações de felicidade. A partir do momento que você passa a agradecer pelas pequenas coisas que acontecem com você no dia-a-dia, seus pensamentos serão preenchidos por coisas positivas – as quais têm reflexos positivos também em suas ações.

Quais os benefícios da gratidão?

Algo que a grande maioria das pessoas não sabem é que o hábito da gratidão conta realmente com uma série de benefícios. Estes vão muito além da sensação de satisfação ao longo do dia e, na verdade, implicam até mesmo na forma como você age diariamente, contribuindo para que possa fazer mais amigos.

Além disso, existem estudos que mostram que pessoas que praticam a gratidão todos os dias se sentem mais saudáveis e têm menos dores. Estas, inclusive, possuem hábitos mais saudáveis, se exercitando fisicamente com maior frequência e até mesmo vão ao médico com maior regularidade.

Outro grande benefício da gratidão é o fato de que ela reduz e muito as chamadas “emoções tóxicas”, como frustração, arrependimento, inveja e ressentimento. Com isso, a mente para de ser tomada por pensamentos do gênero e as pessoas se sentem muito mais felizes, o que implica até mesmo em menores possibilidades de depressão.

E por último, vale ressaltar também que o exercício da gratidão pode até mesmo melhorar o seu sono. Pode parecer loucura, mas o fato é que tirar alguns minutos antes de dormir para escrever sobre aquilo que você é grato, seja no dia ou na vida como um todo, implica em uma melhora do sono.

Leia mais: Agradecer: o remédio diário contra depressão

3 exercícios para desenvolver a gratidão

Agora que você já viu o quão importante é a gratidão, e a série de benefícios que essa prática pode ter em nossas vidas, talvez se sinta um pouco impulsionado a praticá-la. Afinal de contas, quem não quer ter melhores noites de sono ou até mesmo bons resultados em relacionamentos sociais, não é mesmo?

O fato é que existem diversas maneiras de exercitar a gratidão e implementá-la em nosso dia-a-dia. O melhor de tudo é que essas práticas são extremamente simples e fáceis de serem adequadas à rotina, visto que não exigem grandes mudanças de comportamento – apesar de implicarem em grandes mudanças.

Sendo assim, confira logo 3 exercícios para desenvolver a gratidão:

1. Cuide melhor de si mesmo

O primeiro passo para exercer a gratidão e implementá-la de vez na sua vida é começar a cuidar melhor de si mesmo. Afinal de contas, precisamos partir do princípio de que nós somos o que nos move, o que fazemos ou presenciamos impacta nosso corpo e mente, e ambos precisam estar bem cuidados.

Sendo assim, é preciso começar a agradecer por tudo de bom que temos enquanto seres humanos. Mais do que isso, é necessário partir para ações que nos façam bem de uma maneira geral para, então, exercitar ainda mais a gratidão. Sendo assim, faça coisas que você gosta, cuide da sua saúde e busque o que lhe alegra.

2. Tenha um caderno da gratidão

Sabe quando éramos crianças e volta e meia começávamos um diário, escrevendo tudo de bom e ruim que nos acontecia no dia? Pois então, esse hábito pode muito bem ser transportado para a vida adulta, mas ao invés de descrever todos os acontecimentos passamos a agradecer por ele.

Sendo assim, mantenha um caderno da gratidão, em que todos os dias você escreve algumas coisas pelo qual é grato. Não se limite a grandes coisas, procure os pequenos detalhes que lhe fazem feliz e, além disso, não fique preso no dia em si, busque agradecer por qualquer coisa que já lhe aconteceu.

3. Enxergue pontos positivos nos desafios

É muito fácil exercitarmos o hábito da gratidão quando tudo na vida corre perfeitamente como imaginávamos. No entanto, é preciso estender essa prática também para os desafios que, muitas vezes, não apenas nos dão certo como também trazem dificuldades. Esse é um ponto essencial.

É importante enxergar pontos positivos em todos os desafios da vida e passar a agradecer por eles. Se uma prova da faculdade é extremamente complicada, agradeça pela oportunidade de poder colocar o seu talento à prova ou, até mesmo, pela experiência que vai lhe ajudar no futuro.

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