Principais ensinamentos do livro O Segredo

Detalhe da capa do livro O Segredo

Compartilhar:

Na literatura, volta e meia somos surpreendidos com algum livro que traz algo muito diferente, seja em termos de narrativa ou até mesmo conteúdo. O livro O Segredo, best-seller da escritora australiana Rhonda Byrne, é uma daquelas obras que teve impacto mundial e que, até mesmo, mudou o comportamento de muitas pessoas através de ensinamentos.

Por mais que hoje sejamos bombardeados frequentemente com diversos livros de autoajuda, não são todos que causam efeitos práticos em nossa vida. Afinal de contas, é preciso não apenas uma boa escrita, mas também ensinamentos consistentes para mudar por definitivo o comportamento de uma pessoa.

Sendo assim, são poucos os livros que trazem argumentos convincentes o suficiente para transformar a vida de algumas pessoas. Afinal de contas, todo ensinamento precisa estar acompanhado de uma boa motivação para que, então, possa ser adotado por alguém – e é justamente isso que traz a obra de Byrne.

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre os principais ensinamentos do livro O Segredo, best-seller lançado em 2006. A obra, que já foi até mesmo adaptada para as telonas, já foi utilizada como “guia” para diversas pessoas, incluindo famosos, que buscaram verdadeiras mudanças em suas vidas.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, sobre o que fala o livro O Segredo?

Por mais que seja encarado como uma obra quase que mística por muitas pessoas, o livro O Segredo tem uma mensagem bastante simples e direta. No entanto, é um ensinamento extremamente poderoso, e é justamente por isso que muitas pessoas passaram a adotar como um “método de vida”.

O livro de Rhonda Byrne parte do princípio de que o segredo que rege a nossa vida de uma maneira geral é nada mais nada menos do que a lei da atração. Essa teoria, bastante famosa já há algum tempo, afirma que semelhante atrai semelhante – mas não apenas em questões físicas, como muitos podem acreditar.

Na verdade, a teoria fala que a partir do momento que você tem um determinado pensamento, estará atraindo outro semelhante a este. Sendo assim, se você pensa sobre boas coisas em relação a sua vida amorosa, por exemplo, irá presenciar bons acontecimentos na sua vida amorosa.

Isso porque, segundo Byrne, os nossos pensamentos emitem ondas de frequências que atraem coisas semelhantes que possuem a mesma sintonia. Sendo assim, para começar a reformular a nossa vida, devemos primeiramente mudar a maneira como pensamos – visto que esse é o ponto principal de uma mudança.

Como o livro O Segredo pode mudar a minha vida?

São realmente raros os livros que têm o poder de mudar a vida de uma pessoa. Alguns trabalham justamente no sentido da abertura de novas perspectivas. O Segredo faz um pouco disso, mas a sua principal base é sem sombra de dúvida o incentivo a mudança de comportamento do ser humano.

O livro de Byrne pode mudar a vida de uma pessoa a partir do momento que ela passa a entender que seus pensamentos são essenciais para aquilo que conquista na vida. Sendo assim, se pensamentos positivos atraem coisas positivas, é preciso fazer com que a mente siga sempre nesse caminho.

No entanto, pensar por pensar não é nada demais e qualquer pessoa pode fazer isso. Ainda assim, mudar a forma como você pensa é algo essencial para toda e qualquer mudança de comportamento. Afinal de contas, são os nossos pensamentos que nos levam às nossas ações e decisões de fato.

Sendo assim, O Segredo pode transformar a sua vida fazendo com que você passe a minar a sua mente apenas com bons pensamentos. Estes terão reflexos em todas as suas ações, de uma forma ou de outra, e farão com que bons acontecimentos e boas coisas aconteçam com você.

Quais são os principais ensinamentos do livro O Segredo?

Agora que você já sabe o princípio por trás de O Segredo, talvez esteja se perguntando: mas afinal de contas, quais são os principais ensinamentos do livro? O fato é que a obra de Byrne conta com uma série de reflexões e informações que podem, e talvez devam, ser levadas para a vida toda. Confira:

Siga a sua felicidade

Em um trecho de O Segredo, Byrne escreve: “Siga sua felicidade, e o universo vai abrir portas para você onde só havia paredes”: A citação é um grande ensinamento, no sentido de que devemos pautar nossas ações por aquilo que nos faz feliz, visto que é assim que conseguiremos alcançar novas felicidades na vida.

Sendo assim, não adianta basearmos nossas ações em pensamentos ou assuntos que nos incomodam ou nos façam mal. Isso porque, com o tempo, isso fará com que sejamos minados com pensamentos negativos e, como já vimos anteriormente, estes são capazes de atrair acontecimentos também negativos.

Confie no poder da mente

Ao longo de todo O Segredo, Byrne reforça que a nossa mente é uma ferramenta poderosíssima em nossa vida. Afinal de contas, é ela que determina os pensamentos que serão transformados em ações e terão reflexos sensíveis de fato, na vida real, como relacionamentos, conquistas e etc.

Em um trecho, a autora diz que: “Sua mente tem um poder de fabricar a realidade. O que você pensa, você sente, o que você sente, você vibra, o que você vibra você atrai para si. Somos seres vibracionais que interagem com o universo”.

Leia mais: Poder da mente: 6 passos para dominar seus pensamentos

Pare de pensar naquilo que você não quer

O fato é que ao longo do dia nós somos frequentemente bombardeados com informações e notícias negativas. Estas acabam praticamente consumindo a nossa mente, de forma que os nossos pensamentos passam a ser pautados, muitas vezes, por coisas negativas – o que é extremamente prejudicial.

Um dos ensinamentos de Byrne em O Segredo é justamente que devemos parar de pensar naquilo que não queremos. A nossa mente deve estar sendo alimentada por coisas que nos fazem bem, visto que são essas que irão atrair acontecimentos positivos.

Em um capítulo, a escritora cita: “O único motivo pelo qual as pessoas não têm o que desejam é que elas passam tempo demais pensando no que não desejam do que naquilo que de fato desejam”.

banner curso fortuna e mente