Plantar árvores, ter filhos e escrever livros

Plantar Criar Escrever

Compartilhar:

Um ditado popular muito conhecido diz que se você quer deixar uma marca neste mundo, você precisa fazer pelo menos três coisas: plantar uma árvore, escrever um livro e criar um filho. Eu aprendi esse ditado em algum livro, nunca mais esqueci e hoje quero compartilhar com vocês a minha interpretação dele.  

Algumas pessoas atribuem esse pensamento a Picasso, outros a José Martí, o grande poeta cubano e lutador pela independência. Outros rastreiam as palavras até o Talmude, a coletânea de livros sagrados dos judeus. Tal como acontece com a maioria das declarações de sabedoria, provavelmente há uma longa e antiga história de adaptações e interpretações. Mas aqui nesta postagem, quero ressaltar a importância de deixar um legado pessoal e como isso me inspirou a escrever a minha autobiografia, bem como criar meus dois filhos com muito amor e semear muitas sementes de árvores e flores por muitos lugares por onde passei.

Legado pessoal? Como eu faço para deixar o meu?

Tem a ver com o que você quer ser, pretende realizar nesta vida e depois dela. Legado é uma soma de fatores de consciência mais atitude transformadora. Começa com o seu dom, pela definição do seu propósito de vida. Para isso você precisa ter coragem de correr riscos, que são escolhidos pelo tamanho dos seus sonhos. Enfrentar, assumir suas perdas, fracassos, ter tempo de arrepender-se do que você ainda não fez e ir atrás dos seus sonhos, para então, viver de verdade e se apropriar de suas vitórias. Pode ter certeza que será através dessas atitudes que você será lembrado.

Para entender isso de forma prática, você pode fazer o seguinte exercício: pegue uma folha em branco e divida ao meio com um traço vertical. Liste tudo o que você já fez de um lado, e de outro tudo o que você não fez e tem vontade de fazer. Na primeira parte, avalie o que já fez. O que realmente será lembrado, mais do que qualquer coisa que você fez, quando você partir? Se você chegar à conclusão que nada é relevante sempre há tempo de começar de novo até sentir que está no caminho certo, que o coração sinalizou que sim.

Construir o legado é resultado de muita reflexão e ação

Um legado não se constrói em um único dia, é toda a sua experiência de vida, construído dia após dia, durante anos, com o seu propósito de vida. É a intenção, o objetivo. Está relacionado com a descoberta das suas habilidades e talentos para realizar suas escolhas profissionais e pessoais. Para construí-lo precisamos fazer perguntas que nos motivem, que façam sentido ao pensar em deixar algo para alguém.

Árvore, filho e livro… o que eles têm a ver com legado? (Na minha opinião!)

Árvore

Árvore, de certa forma, é uma das bases para toda a biosfera, desempenha o papel da vida, do alimento.

Representa o amadurecimento e florescimento de algo que foi semeado por você. Plantar uma árvore é a primeira ação de semear a terra, cuidar, regar, esperar crescer e colher.

Vejo a árvore como sendo as minhas atitudes e como ser lembrado pelos meus atos que mudaram um momento.

Encaro como as minhas obras realizadas para as gerações futuras, as minhas heranças.

Filho

Filho é uma forma de criar uma marca, transmitir um legado não material como amor, caráter, sabedoria, honestidade, respeito, integridade, coragem, entre outros. É perpetuar o nosso nome e o nosso DNA. Transmitir nosso legado cultural, a história da nossa família, da nossa árvore genealógica, da nossa herança genética.

Livro

O livro, no meu caso autobiográfico, traz toda a minha história, meus pensamentos, ideias, ideais e palavras. Resume a minha herança ideológica. Vai perpetuar e compartilhar os meus pensamentos com vocês, pelo meu legado pessoal, trazendo a minha essência, meus desejos, meus valores. É a soma das minhas experiências e conhecimento para aqueles que irão ler.

Portanto, por experiência própria, posso garantir que para ter uma vida com muitas realizações pessoais e profissionais, precisa arregaçar as mangas. Por isso, plante as árvores, tenha seus filhos e escreva seus livros!

Planeje sua vida, elabore um plano de vida, organize seu tempo, faça uma mudança em sua vida, faça algo que gosta, saia da ilusão, da procrastinação, quebre suas crenças limitantes, pois vai valer muito a pena.

Leia mais: Crenças Limitantes

Busque a realizações de sonhos

Busque entender e colocar em prática o que vai transmitir aos outros como inspiração.

Eu posso te ajudar através da leitura de meus livros, workshops e mentorias.

Se você quer mudar, mude a sua forma de se colocar no mundo, seja alguém melhor e tudo mudará ao seu redor.

Construa o seu legado! Deixe suas experiências para aqueles que poderão aprender com esses ensinamentos. Compartilhe seu aprendizado e viva algo extraordinário em sua história!

Seja a sua melhor versão!

O que eu posso fazer hoje por você, que vai transformar sua vida amanhã? Entre em contato para saber como você pode descobrir e ter uma missão de vida transformadora!