Planeje suas metas

Mulher planejando no computador

Compartilhar:

Nem tudo o que planejamos dá certo sempre. Mas tudo o que dá certo, sempre foi planejado. E uma coisa é certa: pessoas bem-sucedidas sempre planejam suas metas. Planeje suas metas!

Se você assistir a entrevistas com atletas dedicados ou empresários de sucesso, notará que sempre falam sobre ter metas desde cedo. Mas, seja qual for a sua idade, nunca é tarde para planejar uma meta e seguir o planejamento até conseguir realizar o feito desejado.

A questão é que é preciso ter uma direção a seguir, precisa existir algo que você deseje muito. Se pararmos para pensar, tudo é criado duas vezes. Primeiro em nossa mente e depois no mundo real. Cada prédio maravilhoso que se ergueu nas diferentes localidades do planeta nasceu de uma imagem projetada na cabeça de alguém. Os iPhones estiveram na cabeça de Steve Jobs antes de se tornarem reais. A escalada do Monte Everest esteve nas cabeças de Hillary e Tenzing antes de se concretizar.

Antes de realizar, precisa planejar

Uma coisa que sempre esteve bem clara na minha cabeça é que precisaria traçar metas, planejar os possíveis caminhos para criar a minha tão desejada empresa e sabia que, quanto mais clareza nesse planejamento, maiores seriam as chances de alcançar as metas, por duas razões:

– A primeira é que as metas fornecem uma direção, como se fosse o aplicativo Waze conectado na nossa cabeça. Então, quase todos os dias da minha vida, eu tomava pequenas decisões sobre os próximos passos, e todas essas decisões se somavam. Sentia que planejar cada detalhe da minha meta me conduziria gradualmente à direção certa. Tinha em mente que se dirigisse a esmo, acabaria em qualquer lugar e poderia não gostar do destino. Que seria puro acaso se conseguisse chegar em algum lugar legal.

Sim, meus queridos, isso aconteceu com muitas pessoas que conheci.  Dirigiam reagindo às curvas que surgiam e pegavam a estrada mais bonita sem saber para onde iam. E tantas e tantas vezes se decepcionavam bastante com o destino.

Por isso faz muito sentido termos uma direção em mente, mesmo que a revisemos ao avançar.

– A segunda razão para que uma meta clara aumente a probabilidade de alcançá-la é que, além de indicar a direção certa, nos faz ir mais rápido. Ela nos torna mais autodisciplinados e assertivos. Se você tiver algo bem planejado em mente, é menos provável que perca tempo brincando, se distraindo ou postergando. E é menos provável que outras pessoas desperdicem seu tempo desviando você para o que querem que faça, pois estará concentrado em suas metas.

Leia mais: Você pode mudar sua vida, mas precisa querer e começar

Preste bastante atenção no que vou te dizer agora!

Uma das coisas mais importantes que posso sugerir para você fazer assim que terminar de ler essa postagem é que pegue o seu celular, computador, agenda, bloco de notas, enfim, o que estiver mais a mão e escreva suas metas para os próximos 90 dias.

Coisas que você deseja alcançar em sua casa e no trabalho, e coisas que você gosta de fazer e que gostaria de fazer mais em casa e no trabalho.

Se nunca fez isso, experimenta começar a fazer essa semana e ficará surpreso com o efeito delas nos seus próximos 3 meses e no decorrer de toda a sua vida.

Experimenta! (E depois me conta lá no Instagram do Fortuna e Mente)

Ah! Só mais uma coisa… aproveita e vai no link da bio lá do Instagram pra saber mais sobre a importância de planejar, ok?

Até a próxima!

Capa do livro Sua Mente, Seu Poder