Os 10 principais sintomas da ansiedade

Pessoa roendo as unhas de preocupação

Compartilhar:

Vivemos em uma era em que a grande maioria das pessoas se vê dependente do mundo digital, sobretudo das mídias sociais. Essa situação é um dos principais fatores responsáveis pelo desenvolvimento de diversos transtornos psicológicos, apesar de não ser o único. E é justamente por isso que você precisa conhecer os 10 principais sintomas da ansiedade.

É bastante provável que em algum momento da sua vida você já tenha tido algum tipo de crise de ansiedade, por mais que não saiba. Esse transtorno vem se tornando cada vez mais comum entre as pessoas, em um aumento constante desde a digitalização das interações sociais.

Não é à toa que quase 19 milhões de pessoas sofrem com essa condição somente no Brasil, segundo dados divulgados em meados de 2020 pela Organização Mundial da Saúde. Os números mundiais referentes ao transtorno são assustadores, fazendo com que a ansiedade seja considerada por muitos como o mal do século.

Neste artigo, você irá entender um pouquinho mais sobre o que é esse transtorno e conhecer os principais sintomas da ansiedade. Essa é uma condição bastante séria, a qual pode ser extremamente prejudicial para a vida das pessoas, e que precisa da devida atenção e tratamento.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Antes de conhecer os principais sintomas, entenda o transtorno

Antes mesmo de conhecer os principais sintomas da ansiedade, é importante que você entenda melhor o que é esse transtorno. Estamos falando nada mais nada menos do que um conjunto de doenças psiquiátricas que se caracterizam pela preocupação excessiva ou pelo pressentimento constante de algo negativo.

Durante crises de ansiedade, as pessoas passam a temer que algo venha acontecer, ficando “reféns” de um possível acontecimento futuro. Com isso, podem se manifestar diversos sintomas, os quais podem ser tanto físicos e visíveis, quanto psicológicos, podendo acarretar em outros problemas.

É importante ressaltar ainda que existe uma diferença entre a ansiedade e o transtorno de ansiedade. Enquanto um se trata de uma sensação comum, a qual não necessariamente irá afetar a vida de uma pessoa, a outra costuma ser bastante prejudicial. O que as diferencia é justamente o nível de intensidade e o tempo de duração.

Além disso, o motivo por trás dos transtornos ou das crises de ansiedade é bastante diverso, e por isso é diferente para cada pessoa. A condição pode ser desenvolvida por conta de eventos traumáticos ou até mesmo em decorrência de relações familiares, problemas na infância e por aí vai.

Os 10 principais sintomas da ansiedade

A ansiedade é uma condição que possui sintomas bastante característicos, os quais costumam ser fáceis de identificar e relacionar ao transtorno em si. Por isso, até mesmo o comportamento das pessoas em algumas situações são suficientes para indicar que ela

Mas sem mais delongas, confira logo os 10 principais sintomas da ansiedade que merecem a sua atenção:

  1. Inquietação frequente

Uma das características mais comuns da ansiedade é a inquietação frequente, ou seja, quando você simplesmente não consegue ficar quieto. Isso pode ser tanto através de seus pensamentos, quando você tenta esvaziar sua mente, mas os pensamentos vêm e vão, lhe deixando cansado, até de uma maneira física.

Uma das manifestações comuns da inquietação constante em relação à ansiedade é quando ficamos balançando as pernas. Muitas vezes, nem percebemos que estamos ansiosos, mas somos pegos chacoalhando os joelhos enquanto desenvolvemos uma atividade ou até mesmo esperamos por atendimento.

  1. Problemas de sono

Problemas com o sono costumam ser um dos principais sintomas da ansiedade. Muitas vezes, você deita para dormir, com o corpo cansado, e não consegue desligar ou se desvencilhar de pensamentos que não tinham surgido até então. Isso acaba virando uma bola de neve e desregulando as suas noites.

  1. Preocupação com tudo

Outro sintoma da ansiedade que é bastante comum entre as pessoas com essa condição é a preocupação frequente. Sendo assim, qualquer atividade do dia-a-dia, seja ela do trabalho, de casa ou da universidade, são motivos de grandes preocupações. Isso faz com que você se sinta pressionado e até mesmo receoso com elas.

Leia mais: Crenças Limitantes

  1. Coração acelerado e falta de ar

Não são todas as pessoas que sofrem desse transtorno que possuem crises agudas. No entanto, um dos sintomas da ansiedade para aqueles que lidam com essas situações, é a falta de ar acompanhada de uma aceleração das batidas do coração. Isso geralmente acontece em momentos de prova ou pouco usuais para as pessoas, como uma apresentação.

  1. Músculos tensos

Outro sintoma da ansiedade que é comum entre a maioria das pessoas é a tensão muscular. Em alguns casos, quando estamos passando por crises de ansiedade, sentimos nossos músculos tensos, o que faz com que o corpo pareça pesado. Isso geralmente se dá em momentos em que somos “desafiados”, ou colocados “à prova”.

  1. Falta de apetite

Sabe quando você sente aquele nó no estômago, que lhe faz perder completamente a vontade de comer? Pois é, esse é um dos sintomas da ansiedade mais comuns entre as pessoas. Geralmente um incômodo, que faz com que percamos a fome em alguns momentos específicos.

  1. Medo de se expor em público

Outro sintoma comum de pessoas com ansiedade é o medo de se expor em público, de ser, de certa forma, o foco das atenções. É por isso que crises costumam ser frequentes durante apresentações de trabalhos ou momentos similares, geralmente acompanhados da sudorese e outras condições físicas.

  1. Medo de situações comuns e seguras

O medo de situações comuns e seguras também é um dos principais sintomas da ansiedade. A realização de uma prova rotineira ou, até mesmo, de uma aula de volante podem ser causadores de crises. Isso porque são coisas que, de certa forma, lhe exigem habilidades, e o medo de não ter essas habilidades é um dos fatores para o sintoma.

  1. Perfeccionismo

Não é que toda pessoa perfeccionista sofre com ansiedade, mas esse é um sintoma bastante comum entre pessoas com esse transtorno. Geralmente estabelecemos altas expectativas e demandas em cima de nós mesmos, o que faz com que acabemos caindo nas crises de ansiedade.

  1. Calafrios, ondas de calor, náuseas e tontura

Existem uma série de características físicas entre os principais sintomas da ansiedade. Por exemplo, durante uma crise, sensação de calafrios, ondas de calor, náuseas e tontura podem aparecer, sendo bastante recorrentes em pessoas com esses transtornos.

banner curso fortuna e mente