O que é o Mapa dos Sonhos

Mapa dos Sonhos

Compartilhar:

“Será que estou vivendo ou apenas existindo?” Esse é um questionamento que tem muitos significados, visto que muitas vezes nos pegamos apenas realizando as coisas no automático, e não caminhando em busca daquilo que queremos ter e ser. No entanto, através do mapa dos sonhos, podemos organizar a busca por nossos desejos.

O fato é que muitas vezes nos pegamos presos em rotinas que não nos levam àquilo que realmente queremos. Você já parou para se perguntar qual era o seu maior sonho enquanto criança? Se sim, estando agora na fase da vida adulta, você já realizou ou sequer está no caminho para alcançar essa realização?

Na grande maioria das vezes, desejamos muitas coisas ao mesmo tempo e isso faz com que fiquemos praticamente inertes. No entanto, é possível organizar os nossos sonhos de forma que nossas ações e desejos estejam alinhadas com aquilo que queremos alcançar, seja no futuro ou até mesmo no presente.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre o mapa dos sonhos e entender como essa estratégia pode lhe ajudar a conquistar os seus objetivos. Além disso, falaremos um pouco também sobre a visão de desejos e como, quando bem alinhados com nossas ações, eles podem se tornar realidade.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Mas afinal de contas, o que é o mapa dos sonhos?

O mapa dos sonhos é nada mais nada menos do que a idealização mental de um mapa onde estão as coisas que você mais deseja conquistar em toda a sua vida. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a explicação por trás dessa estratégia, que envolve muita crença e espiritualidade, é bastante simples.

Isso porque o universo é capaz de lhe dar tudo que você precisa para ser feliz, sendo que o que desejamos com paixão acaba sendo atraído para nós. Sendo assim, para conseguir conquistar aquilo que desejamos de fato basta apenas visualizar esse desejo e pedir que o universo o traga para você.

No entanto, é importante ressaltar também que os seus desejos e objetivos precisam estar muito claros em sua mente, para que com o tempo eles não se percam ou sejam esquecidos. Com isso, você conseguirá manter um foco em relação àquilo que deseja de fato conquistar por anos e anos. 

Uma estratégia para mentalizar com ainda mais clareza seus desejos, e fazer com que isso se relacione de forma positiva com o universo, é literalmente desenhando o seu objetivo. Dessa forma, você estará quase que “materializando” os seus objetivos, os quais devem ser sempre positivos. 

Como fazer um mapa dos sonhos?

Apesar de ser algo relacionado a crença no universo e espiritualidade, o mapa dos sonhos é bastante prático e segue até mesmo um conceito visto em muitos setores de inovação e empreendedorismo. Quem um dia já precisou fazer um planejamento através de mapa mental certamente irá notar as semelhanças. Confira os passos:

  1. Pegue uma folha de papel

O mapa dos sonhos não se chama “mapa” à toa, afinal, ele pode ser literalmente desenhado em uma folha de papel. Sendo assim, o primeiro passo para utilizar essa estratégia, a qual pode realmente mudar a sua vida, é justamente selecionar uma folha de papel em branco.

Busque por folhas maiores e sem pautas, como uma A3 padrão, por exemplo. Nela, você irá colocar duas informações excepcionais: o seu nome completo e data de nascimento. Depois, faça um círculo ao redor desses dados, os quais serão essenciais para centralizar todos os seus desejos.

  1. Defina as categorias dos seus desejos

É no segundo passo em que você começa a colocar de fato a mão na massa. Com o círculo ao redor do seu nome completo e data de nascimento, trace linhas até a borda da folha. Nessas linhas você irá colocar em destaque, seja em letras garrafais ou sublinhadas, as categorias daquilo que você almeja para o futuro.

Essas categorias podem ser as mais variadas possíveis, não há julgamentos ou erros – desde que sejam positivas para você. Sendo assim, utilize de tópicos como viagens, amor, estudos, saúde, trabalho, hobbies, na sequência que for mais fácil e conveniente para toda a sua organização.

  1. Escreva aquilo que você realmente quer

Essa é a parte mais fácil e difícil na elaboração do mapa dos sonhos. Isso porque você terá que escrever, a partir dos tópicos e categorias que foram definidos, aquilo que você realmente quer para o futuro. A dificuldade está justamente na escolha das coisas que uma pessoa de fato almeja para o futuro.

Sendo assim, antes de escrever no mapa dos sonhos as coisas que você realmente quer, é importante refletir sobre. Lembre-se de escolher ações e acontecimentos que estão no seu coração, coisas que você realmente precise para ter uma vida melhor. Depois de ter refletido sobre o assunto, é hora de escrever os desejos.

  1. Agradeça sempre

Sempre que você escrever algo que deseja no mapa dos sonhos é importante destacar um agradecimento, também por escrito. Esse agradecimento pode ser endereçado para uma pessoa específica, por alguma entidade baseada na sua religião, para o universo ou, até mesmo, ser um simples “muito obrigado”.

É importante estar sempre agradecendo sobre as coisas que você conquistou e busca conquistar. Depois de algum tempo, com o mapa dos sonhos já feito, você pode elaborar outro com novas metas e objetivos – caso eles tenham mudado. No entanto, antes de descartar o antigo, não se esqueça de demonstrar gratidão novamente.

Leia mais: Agradecer: o remédio diário contra depressão

O que colocar no mapa dos sonhos?

As coisas que você irá colocar no mapa dos sonhos são, sem sombra de dúvidas, muito pessoais e dependem de muita reflexão. No entanto, a forma como ela será escrita no mapa em si é bastante simples, e pode seguir uma linha de raciocínio bastante comum.

Se um dos seus desejos é trabalhar em determinado lugar, você simplesmente irá escrever: conquistar um emprego em tal lugar. Caso o seu sonho seja viajar para um país específico, você irá colocar: viajar para determinado país. Tudo irá depender dos seus objetivos, mas lembre-se de deixá-los extremamente claros.

banner curso fortuna e mente