Como saber se seus pensamentos estão te ajudando ou prejudicando?

Homem pensativo com a mão na cabeça

Compartilhar:

Em algum momento da sua vida, você provavelmente já deixou de fazer alguma coisa que queria por medo ou por achar que não conseguiria, não é mesmo? Muitas vezes perdemos muitas oportunidades simplesmente por não acreditarmos em nós mesmos. Mas, afinal de contas, como saber se os meus pensamentos estão me ajudando ou prejudicando?

O fato é que para conseguirmos alcançar algumas coisas na vida, sejam elas pessoais ou profissionais, precisamos tê-las muito claras como objetivos. Além disso, é preciso enxergar cada tarefa neste sentido como um passo a mais para alcançar o que desejamos, um pequeno obstáculo a ser superado.

No entanto, o problema é que muitas pessoas deixam de realizar essas tarefas e não dão os passos necessários não por interferência externa, mas por conta de si mesmas. A insegurança e a sensação de que nada vai dar certo muitas vezes faz com que desistimos de coisas que, no fundo, queríamos muito.

Neste artigo, você irá aprender a como identificar se os seus pensamentos estão te ajudando ou prejudicando na vida pessoal e profissional. Quando estamos em busca de um objetivo, ou ao menos desejamos viver uma vida melhor com nós mesmos, manter pensamentos positivos se torna algo essencial.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do seu celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto:

Como pensamentos negativos podem me prejudicar na vida profissional?

Engana-se quem o caminho para o sucesso ou para uma vida bem sucedida é completamente linear, sem obstáculos. Na verdade, o que faz dessas conquistas, pouco concretas, tão difíceis de serem alcançadas é justamente o fato de existirem inúmeras dificuldades no percurso.

Tudo isso já não é fácil de ser encarado com pensamentos positivos, mas se torna ainda mais quando eles são negativos. Isso porque muitas vezes simplesmente deixamos de dar continuidade a tarefas e objetivos que importam para nossa vida pessoal e profissional simplesmente por conta de pensamentos negativos.

Às vezes temos plena capacidade de desempenhar tal ação, essencial para que possamos dar um passo a mais na carreira, mas acabamos nos sabotando duvidando de nós mesmos. Infelizmente, isso é algo muito comum entre as pessoas e, com cada vez mais pessoas ansiosas, está se tornando mais frequente.

Em suma, pode-se dizer que pensamentos negativos podem nos prejudicar simplesmente por fazer com que não prossigamos com tarefas que deveríamos concluir. Enquanto pensamentos positivos, muitas vezes, dão um gás a mais para que realizemos com êxito todos os nossos objetivos.

5 indícios de que os seus pensamentos estão lhe prejudicando

Como se já não fosse o suficiente ter de cuidar da nossa vida material, o que é bastante difícil, também precisamos ficar atentos aos nossos pensamentos. Até porque, muitas vezes, serão eles quem vão definir as nossas ações e indicar se iremos de fato realizar tarefas ou não.

É bastante comum, enquanto um ser humano pensante, volta e meia ter pensamentos um pouco mais negativos, duvidando de algumas coisas. No entanto, quando isso começa a atrapalhar o nosso desempenho, seja em casa com a família ou no trabalho com nossas obrigações, as coisas mudam.

Sendo assim, é preciso ficar atento ao caminho que nossa mente está nos levando enquanto profissionais. E, para isso, você pode começar a prestar atenção em alguns indícios que mostram que os seus pensamentos estão lhe prejudicando de alguma forma na vida profissional. Confira:

1. Sem vontade de fazer as coisas

Quando temos algo muito importante para fazer, o certo é começar o quanto antes para poder desempenhar um bom trabalho. No entanto, muitas vezes a complexidade da coisa a ser resolvida nos pressiona, a ponto de nossos pensamentos nos colocarem completamente para baixo.

É então que ficamos sem vontade de fazer as coisas. Esse é um dos grandes indícios de que os seus pensamentos estão lhe prejudicando, quando você não consegue nem concluir suas tarefas. Para isso, é preciso tentar mudar a sua visão, buscar algo que lhe motive no caminho, para poder desempenhar o seu trabalho.

2. Duvidar de nós mesmos

Esse talvez seja um dos principais problemas entre os profissionais da atualidade. Quando passamos a duvidar de nós mesmos, acabamos nos enxergando como incapazes de realizar tarefas e atividades que, na grande maioria das vezes, temos plena capacidade de desempenhar.

Muitas vezes, esse pensamento negativo está associado à síndrome do impostor, algo que deve ser levado para um psicólogo, por exemplo. Pensamentos como esse são nocivos para a nossa vida e precisam ser revertidos, com trabalhos psicológicos e tentativas para mudanças de hábitos.

3. Enxergar dificuldade em tudo

Associado aos dois primeiros tópicos, muitas vezes nossos pensamentos acabam nos prejudicando fazendo com que enxerguemos dificuldade em tudo. Sendo assim, até mesmo aquela tarefa simples, a qual eu já desempenhei várias vezes, acaba se tornando complexa.

Isso é um problema bastante complicado porque na maioria das vezes nos impede de fazer ações que conseguimos realizar. Sendo assim, é preciso fazer um exercício mental para que, ao invés de enxergar apenas as dificuldades, passemos a ver as soluções por trás dos desafios.

4. Falta de racionalidade

Outro ponto a ser levado em consideração nesse sentido é a falta de racionalidade, muitas vezes impulsionada por nossos pensamentos. Independente das proporções, todas decisões que tomamos na vida precisam ser tomadas com calma e racionalidade.

Sendo assim, pensamentos negativos fazem com que abandonemos essa premissa e, ou tenhamos medo de tomar as decisões, ou tomamos sem pensar. Isso também pode estar associado a ansiedade, logo, um auxílio psicológico pode fazer a diferença.

5. Pensar apenas no agora e nas suas dificuldades

E para finalizar, é preciso parar de pensar apenas no agora e nas dificuldades que estão colocadas no momento. Isso faz com que tenhamos vontade de desistir, muitas vezes, por saber que haverá outros empecilhos no caminho.

Se os seus pensamentos estão te levando a esquecer os possíveis benefícios do futuro, pare e repense suas atitudes. No entanto, se permita ser feliz no presente, faça coisas que você gosta, mas pense, também, que dificuldades são comuns e podem ser superadas.

banner curso fortuna e mente