Agradecer: o remédio diário contra depressão

mãos em formato de agradecimento

Compartilhar:

Às vezes, quando passamos a conquistar algumas coisas a mais em nossa vida pessoal e profissional, deixamos de enxergar a importância por trás de outras. Isso faz com que nos tornemos gratos a poucas coisas, o que afeta, de certa forma, a nossa mente. É por isso que você precisa entender como a gratidão pode ser um instrumento contra depressão.

A depressão é um transtorno muito sério, que atinge milhares de pessoas em todo o Brasil, e que precisa ser tratado com ajuda médica. Ainda assim, alguns comportamentos do nosso dia-a-dia podem contribuir no sentido de fazer com que enxerguemos a vida com maior felicidade, vendo propósito em coisas muitas vezes simples.

Sendo assim, pessoas com depressão precisam de um acompanhamento médico especializado ao mesmo tempo que necessitam de uma orientação comportamental. Muitas vezes, práticas simples, quando adotadas de forma rotineira, ajudam no sentido de nos fazer mais alegres.

Neste artigo, você irá entender um pouco mais sobre como a gratidão pode se tornar um instrumento importante na luta contra a depressão. A partir do momento que passamos a enxergar a beleza em coisas simples do nosso dia-a-dia, começamos a entender, também, um pouco do lado bom da vida.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é a depressão?

Antes de entendermos como a gratidão pode ser um forte instrumento na luta contra a depressão, é preciso entender melhor o que é essa condição. A depressão é um transtorno psicológico que tem entre as suas principais características a constante sensação de tristeza, a qual leva a falta de interesse por outras atividades.

Por mais que a tristeza por si só não seja sinônimo de depressão, quando constante e duradoura, ela passa a estar diretamente associada. A partir do momento que a predominância dessa emoção passa a afetar a vida de uma pessoa, desde as tarefas mais simples do dia-a-dia, até aos bons hábitos, isso se torna um sintoma.

Infelizmente, essa é uma condição que está cada vez mais comum entre as pessoas. Um estudo realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde (APN) em 2019 mostra que mais de 16 milhões da população brasileira com mais de 18 anos, cerca de 10,2% do total de habitantes, sofre com depressão.

Esse é um transtorno que precisa ser levado a sério e não pode ser desprezado, tanto pelo paciente quanto pelas pessoas ao seu redor. Além do acompanhamento psicológico, essencial em casos como esse, a adoção de alguns hábitos também podem ajudar a reverter ou amenizar o quadro. A gratidão, como mostraremos a seguir, é um desses.

Leia mais: 5 Coisas Que Você Deve Fazer Para Se Tornar Bem Sucedido

Como a gratidão pode se tornar um forte instrumento contra a depressão?

Pessoas depressivas nem sempre irão demonstrar que estão tristes. No entanto, elas param de enxergar as boas razões e benefícios por trás de coisas que antes as faziam felizes. Sendo assim, é importante retomar uma visão que mostra como coisas simples do dia-a-dia podem fazer a diferença.

Quando passamos a enxergar beleza e necessidade em coisas simples da nossa vida, passamos a dar muito mais valor para elas. Sendo assim, agradecer por essas pequenas conquistas, e enxergá-las como conquistas de fato, resultados de esforços e dedicações, é uma forma de dar um pouco mais de sentido para a vida.

Dito isso, é importante afirmar que apenas o ato de agradecer pelas pequenas conquistas não é o suficiente para curar a depressão. No entanto, é um exercício importantíssimo para que possamos enxergar o quão rodeados estamos de coisas boas na grande maioria das vezes.

Enquanto adultos, geralmente estamos cheio de preocupações e afazeres que nos tiram um pouco a noção de conquista. Ainda assim, o simples fato de conseguir ter se formado no ensino médio, ter tirado aquela nota boa ou, até mesmo, ter feito aquela pessoa que você ama sorrir, pode ser motivo de agradecimento.

Agradecer é um exercício diário na luta contra a depressão

O fato é que agradecer pelas pequenas coisas da vida não é algo que vai fazer a diferença de um dia para o outro na luta contra a depressão. Na verdade, isso se trata muito mais de um exercício, que precisa ser colocado em prática com certa frequência, para que haja uma mudança em relação a sua visão de mundo.

Sendo assim, existem diversos exercícios simples de agradecimento que você pode adotar na sua vida e que podem lhe dar uma noção mais feliz da vida. Um deles é, simplesmente, anotar todos os dias, acordar, algo pelo qual você é grato na vida – seja um bem material, a existência de uma pessoa ou um objetivo.

Da mesma forma, antes de dormir, depois de um dia de estudo, trabalho ou descanso, escreva algo pelo qual você foi grato durante o dia. Se sinta livre para agradecer por qualquer coisa, desde o fato de você ter assistido aquela série que você gosta até ter conhecido uma banda interessante no caminho para casa.

Isso fará com que você enxergue coisas boas em pequenas ações e atitudes do dia-a-dia, podendo ter um impacto positivo no seu humor. É como dizia Emicida: bater de frente por tudo por ela, topar qualquer luta, pelas pequenas alegrias da vida adulta eu vou. Se trata de ver felicidade nas menores e mais simples coisas.

Tente se mostrar grato às pessoas que você ama

Muitas das felicidades da nossa vida não estão, necessariamente, na conquista de bens materiais. Quando passamos a enxergar dessa forma, muitas outras conquistas acabam passando batido e, infelizmente, deixam de ter sentido – quando deveriam ser as detentoras dos maiores sentidos.

Visto que a depressão leva a tristeza, é importante entender o quanto nossas relações podem impactar nisso. Toda pessoa tem aquele amigo ou familiar que faz muito bem, cuja ausência faz falta e que, na grande maioria das vezes, a simples presença faz com que o dia se torne muito melhor.

É importante se apegar a essas pessoas e, também, agradecer a presença delas em sua vida. Não é condicionar sua vida à ela, mas entender como existem pessoas que gostam da sua presença e que justamente fazem do seu cotidiano muito melhor. Pessoas pelas quais vale a pena agradecer.

banner curso fortuna e mente