A importância de uma boa comunicação

Homem se comunicando aos demais

Compartilhar:

E de que forma ela pode nos ajudar a melhorar o nosso dia a dia

Sabe quando você tem pleno conhecimento sobre algo, mas não consegue passar para os outros de maneira nenhuma? Pois então, esse é um dos principais problemas nos dias atuais, ditados sobretudo pelas redes: a dificuldade de se comunicar. E é justamente por isso que você precisa entender a importância de uma boa comunicação.

A comunicação é algo que está presente entre nós desde os primórdios da humanidade. Engana-se quem pensa, inclusive, que se comunicar bem é apenas ter uma boa dicção ou um vocabulário rico. Na verdade, isso é apenas uma das características que podem levar a boa comunicação – mas não a única.

Isso porque você pode se comunicar com as pessoas de diversas formas, tanto por gestos e expressões quanto por textos e fala. No fim das contas, o que vai validar se você se comunicou bem ou não, é se o receptor entendeu a sua mensagem – e isso é imprescindível no mundo dos negócios.

Neste artigo, você irá aprender um pouco mais sobre a importância de uma boa comunicação e entender como isso pode melhorar a sua vida profissional. Afinal de contas, somos seres que precisamos nos comunicar para viver, e a forma como isso é feito pode definir, inclusive, a qualidade da nossa vida e trabalho.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

Qual a importância de uma boa comunicação na vida profissional?

Imagine que você descobriu algo que irá mudar o mundo, mas que tem apenas uma oportunidade de passar aquilo para que outra pessoa possa colocar em prática. No entanto, ao se comunicar com essa pessoa, você fala “x” e ela acaba entendendo “y”, mudando completamente o significado da questão e pronto: sua oportunidade foi por água abaixo.

Esse é um exemplo bastante extremo, mas exemplifica muito bem a importância de uma boa comunicação na vida profissional. Isso porque, enquanto o fundador, CEO ou funcionário de uma empresa, você precisa saber repassar corretamente as informações para que elas sejam desenvolvidas.

O trabalho de toda uma empresa depende, entre outros fatores, de uma boa comunicação entre os cargos, os próprios funcionários, e o público consumidor. Afinal de contas, se você idealiza algo com um propósito, mas na hora de passar para o desenvolvedor ele é feito com outro, o produto ou serviço se perdeu.

Além disso, a boa comunicação é essencial para que algumas portas possam ser abertas para você enquanto profissional. Existem alguns cargos de destaque em empresas, sobretudo as maiores, que exigem profissionais com ótima comunicação, não apenas pela imagem como, também, para a própria divulgação da empresa.

Conheça o mundo em que você vive

Um fator essencial para que você possa desenvolver uma boa comunicação, sobretudo na vida profissional, é entender quem é o seu público. Afinal de contas, você precisa saber a forma como ele se comunica e se relaciona para, então, ser efetivo ao transmitir alguma mensagem para ele.

Não confunda boa comunicação com vasto vocabulário ou dicção perfeita, porque um não necessariamente é sinônimo do outro. Afinal de contas, se o seu objetivo é se comunicar bem com pessoas que tiveram poucas oportunidades de educação na vida, e por isso não estudaram, de nada adiantará falar difícil ou usar palavras chiques.

É justamente por isso que, enquanto profissional, você precisa entender o seu público para então falar a língua dele. Se você trabalha em uma empresa que atua com o desenvolvimento de softwares, é preciso saber como transformar as difíceis informações sobre o assunto em algo mais concreto para, então, comunicar ao comprador.

Sendo assim, você pode até ter uma ótima dicção, mas de nada adiantará se em uma apresentação ao investidor, que não necessariamente sabe sobre o assunto, você só utilizar termos técnicos. Guarde os termos técnicos para ocasiões em que isso for lhe exigido, mas seja prático ao buscar uma boa comunicação.

Ela depende do compreendimento do receptor

A dúvida de muitas pessoas em relação a esse assunto é: o que define se determinada comunicação foi boa ou não? A resposta para essa pergunta é simples: o entendimento do receptor. Se a pessoa com a qual você está tentando se comunicar entendeu a sua mensagem, ótimo, você se comunicou bem.

Isso precisa estar bem claro para qualquer profissional no mercado, visto que isso pode melhorar muito o seu dia-a-dia. Afinal de contas, você depende completamente do entendimento da outra pessoa para que sua comunicação seja boa, e é preciso saber se adaptar a isso.

Esse é um fator essencial no dia-a-dia de qualquer pessoa. Ter uma boa comunicação, ou seja, saber como se comunicar com diferentes grupos, pode acelerar processos dentro de empresas, abrir novas oportunidades e criar novas demandas. E é por isso que a comunicação é algo tão essencial nos dias de hoje.

Se você é um profissional, saiba que, em uma empresa, você precisa se comunicar de uma forma com a secretária, de outra com o chefe e de outra com o cara responsável pelas técnicas. Quando essa comunicação está bem alinhada, as coisas costumam fluir com maior naturalidade e, também, com melhores resultados.

Leia mais: 5 coisas que você deve fazer para se tornar bem sucedido

O que eu faço para ter uma boa comunicação?

Mas, afinal de contas, o que eu preciso fazer para ter uma boa comunicação? A principal resposta para essa pergunta, e que também é válida para uma série de questionamentos, é estudo. Isso porque você só pode transmitir algo a uma pessoa se você estudou sobre esse algo, se sabe o que está falando.

Em suma, você precisa saber não apenas sobre o que está falando como, também, para quem vai falar ao se comunicar. Dessa forma, use termos práticos, seja gentil e não intimador, e compreenda muito bem a forma como o seu público entenda essa mensagem.

Para isso, estude-o. Além disso, em termos práticos mesmo, às vezes é importante fazer alguns testes de dicção. Isso ajuda a ter uma boa comunicação em público, afinal de contas, a forma como você fala também é importante para que as outras pessoas entendam.

Não é à toa que professores precisam, volta e meia, dar ênfase sonora ao falarem sobre algo. Afinal de contas, se todos nos comunicarmos com o mesmo tom, sempre, a mensagem parecerá monótona e ótima para uma soneca.

banner curso fortuna e mente